segunda-feira, 15 de julho de 2013

Passos

"Já conheço os passos dessa estrada, sei que não vai dar em nada,
Seus segredos sei de cor..."
Ah! Chico Buarque de Holanda. Inveja dessa facilidade de colocar em palavras o que cala fundo na alma.
Mas, esse pequeno trecho musical diz tanto...
Serve para os meus sentimentos, para a vida política desta imensa Nação, para o caminhas dos jovens, e dos mais velhos que vêm a mim.
Saber e não aprender. Não, é mais profundo, você aprende, mas na derradeira hora escolhe os mesmos caminhos, não por já conhece-los, mas por não enxergar outros a sua frente.
A vida como um labirinto, e podemos achar uma Minotauro, uma fada ou simplesmente a própria essência.
Os primeiros passos tão festejados, e os últimos normalmente tão dolorosos. A não ser para os eternamente jovens, os que morrem cedo.
Passos que podem ser guiados, atormentados ou simplesmente dados junto com a multidão que segue sem parar nem pensar para onde ou por que.
Vontade de dar passos a beira mar, com a lua no céu e a água salgada  lambendo as barras largas, o torpor do ar repleto de maresia, não ter destino, apenas solitude e silêncio.
Passos que levem ao retiro da alma cansada de tantas batalhas, apenas pelo prazer de levar um pé adiante do outro, sem destino ou tempo.
Areia, pedras, água, brilho e umidade, toda a humanidade sendo expelidas pelos poros no ritmo das bátidas de um coração que não trai a paz alcançada no conhecimento de saber que não dará em nada.
Os segredos calam dentro de cada um, pois segredo compartilhado é cumplicidade. Segredo é aquilo que somente você conhece, e mais ninguém.
Que fiquem as dúvidas, suspeitas sejam sussurradas, esperanças enaltecidas...
Mais um passo e adeus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário